[Notícias][6]

DETETIVE DOS DENTES: VEJA QUAIS ALIMENTOS SÃO REALMENTE BONS PARA A SAÚDE BUCAL

A boca é a porta de entrada do alimento no organismo. Nossos dentes entram em contato direto com tudo que ingerimos. Que tal, além de avaliar
os alimentos pelo seu valor nutricional, também considerar o efeito que eles causam nos dentes? As dicas são simples de implementar, nada precisa ser excluído, basta tomar alguns cuidados.iStock
Veja quais alimentos são realmente bons para a saúde bucalAlimentos amigos dos dentes

Alguns alimentos são verdadeiros amigos dos dentes . Para a ortodontista Tamara Vilela (CRO-SP: 121.980), da Odontoclinic Vila Mariana, o leite e seus derivados como queijo e iogurte merecem destaque: Quando tomamos vinho, uma bebida ácida e que contém muitos pigmentos, é ótimo comer queijo porque pode neutralizar o efeito da acidez e da pigmentação: é uma combinação gostosa e muito saudável".

Vale destacar que o cálcio também pode ser encontrado em outros alimentos como o tofu, a sardinha e a aveia.

Alimentos ricos em fibras como verduras de cor verde escura, cenoura e maçã também merecem destaque na sua lista da feira. A maçã, em especial, ajuda a remover um pouco da placa que ser forma no dente resultante dos restos de outros alimentos.

Tamara apenas alerta para o consumo de alimentos saudáveis, mas muito duros, como castanhas, nozes e maçãs por pessoas que usam aparelhos ortodônticos: "Elas são contraindicadas porque há o risco de quebrar o aparelho".
"Parece, mas não é"

Há casos de alimentos considerados saudáveis mas que, quando olhados com atenção, não cumprem o que prometem.

Tamara enumera alguns: "Os sucos ácidos, ou de frutas cítricas, não devem ser ingeridos diariamente porque causam desgaste ao esmalte dos dentes. Os sucos industrializados, do tipo néctar, também não são recomendados: ao olhar no rótulo, muitos têm como primeiro ingrediente água, açúcar e só depois a fruta. E eles são ricos em acidulantes, que servem para prolongar a validade do produto, mas também são ácidos".

O amido é uma substância que, quando ingerida, se converte em açúcar, observa Tamara. Ele está presente na farinha, no macarrão e nos salgadinhos. "O amido também é alimento para as bactérias que formam a cárie", alerta a dentista.
Pelos seus dentes, consuma com moderação

Alimentos ácidos ou ricos em açúcar são gostosos, mas devem ser consumidos com moderação. "Bebidas, como refrigerantes e café, ou alimentos ácidos abaixam o pH [escala que mensura o nível de acidez, neutralidade ou alcalinidade] da boca, o que ajuda a desmineralizar o dente. Para diminuir esse efeito, beba água, lave ou enxague a boca e, se possível, escove os dentes, após meia hora", orienta Tamara.

Fonte:IG

www.blogclaudiooliveira.com

Aqui você fica bem informado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

FAÇA UMA PESQUISA NO BLOGUE