[Notícias][6]

"JUSTIÇA"
"PREFEITÁVEL"
"Religião e Política"
´Polícia
2014
Ação Social
acidente
Advogado(s)
AGENDA DE HENRIQUE ALVES
AGENDA DOS CANDIDATOS
Agricultura
ANIVERSARIANTE DO DIA
Apodí
Aposentados
Aposentados...
Artísta
Artístas
Assalto(s)
Assu
Ator
Atriz
Bancos
Bancos/Financeiras
BELEZAS
BLO
Blogueiro
BRASIL
Brasília
Câmara dos Deputados
Câmara e Senado
CAMARA FEDERAL
CÂMARA FEDERAL
CÂMARA FEDERAL/SENADO FEDERAL
Câmara Municipal
CAMPANHA
Cantor
Cantora
cantores
Caraúbas
Carnaval
Celebridades
Chuva
Cidades
Ciência
Comunicação
Comunicado
Concurso Público
Congresso
Consumidor
CONVITE
COPA DO MUNDO/2014
Correios
CORRUPÇÃO
COTIDIANO
crime
Cultura
Curiosidades
Cursos
DADOS
Datas Comemorativas
Debate ao Governo
Debate Presidencial
Defesa Civil
DENÚNCIA
DEPUTADA FEDERAL
Deputado
Deputados Estaduais do RN
Dia a dia...
Dicas
Dilma
Drogas
Economia
Econômia
educação
Educadores
Eleições
Eleições 2014
Eleições 2014/RN
Eleições 2016
Eleições Municipais 2016
Eleições Municipais Segundo Turno
Eleições Presidencial
Eleições Suplementares
Emenda Parlamentar
Emprego
ENQUETE
Ensaio
Esporte
Estatísticas
Evento
EVENTOS
EX DEPUTADO
Ex governador
Ex Ministro
Ex Prefeito(a)
Ex presidente
Facebook
Famosos
Felipe Guerra
Feriados
FESTAS
Forró
Futebol
Gerais no RN
Governador
Governador do RN
Governadores
Governo
Governo do RN
Governo Federal
Greve
Henrique Alves
Humor
Humoristas
Impeachment
Incendio
Incêndio
Industria
Internet
Investigação
IPVA
itaú
ITAÚ/RN
Jogadores
Juiz(a)
JUS
Justiça
JUSTIÇA ELEITORAL
Leilão
Leis
LEVANTAMENTO
LEVANTAMENTO...
LGBT
LIGEIRINHAS...
Loteria
Martins
Médico
MENSALÃO
Ministro
Ministros
MMN
Mossoró
MP/RN
MPF
MPF/RN
MULTINÍVEL-MMN
Mundo
Mundo Animal
Natal
Natureza!
Nordeste
Nota de Esclarecimento.
Nota de Repúdio
Palestra
PATU
Pau dos ferros
Pesquisa
PIS/PASEP
Poder
Poder Legislativo Municipal
POL ROD ESTADUAL DO RN
POL TECNICA
POLICIA
polícia
POLICIA AMBIENTAL
POLÍCIA AMBIENTAL
Polícia Civil
Polícia Federal
Polícia Militar
POLICIA MILITAR DO RN
POLÍCIA ROD FEDERAL
POLÍCIAS
POLITICA
política
política do RN
Políticos
Políticos do rn
PREFEITÁVEIS
Prefeito
Prefeito(a)
Prefeitos
Prefeitura
Prefeituras
Presidenta
Presidente
Presidente da República
Presidente da República do Brasil
PRESIDENTE TEMER
Presídio
PRF
Processo Seletivo
Protesto
Protestos
Protestos...
PUBLICIDADES
Redes Sociais
Religião
Revista
Riacho da Cruz
Rodolfo Fernandes
Rosalba Ciarlini
Salário
Saúde
Saúde Pública
Seca
Secretário de Saúde
Secretário(a) de SPRN
Segurança Pública
Segurança Pública RN
Senado Federal
Senador
Senador(a)
Servidores do estado do RN
Servidores Federais
Servidores municipais
Severiano Melo
SOCIAL
STF
Taboleiro Grande
Tecnologia
Televisão
Trabalhador
Tragédia
Umarizal
vereador(a)
VEREADORES
Vestibular
Vice governador
Vice Presidente da República do Brasil
Vice-Prefeito(a)
VÍDEO
Violência

RN: A UM ANO DA ELEIÇÃO, PLEITO PARA O GOVERNO DO ESTADO ESTÁ INDEFINIDO


Da esquerda para a direita, Robinson Faria, Fátima Bezerra, Cláudio Santos, Carlos Eduardo, Clorisa Linhares e Robério Paulino - Reprodução/Divulgação
Do Portal Agora RN – O mês de Outubro chegou e, com ele, deu-se início a uma contagem regressiva no meio político. Falta um ano para o primeiro turno das eleições que vão definir novos deputados, senadores, governadores e presidente da República.
Restando doze meses para o pleito, muitas são as incógnitas tanto no plano nacional quanto no local, inclusive no que diz respeito às regras do jogo, haja vista que o Congresso ainda analisa propostas de reforma política. Uma vez aprovadas até o final desta semana, o que é considerado improvável, as mudanças entram em vigor em 2018.
A nível estadual, há dúvidas quanto a possíveis candidaturas e o cenário se apresenta como absolutamente indefinido. Nos pleitos majoritários, serão três vagas em disputa: a do Governo do Estado e outras duas para o Senado Federal.
Em relação ao Governo, a primeira incógnita gira em torno do atual governador, Robinson Faria (PSD). Propenso candidato à reeleição, o Chefe do Executivo precisará lidar com dois fortes desgastes: a crise na área de Segurança Pública e os desdobramentos das operações Dama de Espadas e Anteros, que investigam a participação do governador no suposto esquema de desvios instalado na Assembleia Legislativa.
Além disso, Robinson não deverá contar em 2018 com o apoio do PT, legenda que lhe ofereceu suporte na vitoriosa campanha de 2014, contra o poderio da aliança concentrada em torno do PMDB (que lançou Henrique Eduardo Alves à época).
Por causa desses fatores, já foi cogitada, no grupo político ligado ao governador, a elaboração de um “plano B” para a disputa. Neste sentido, apesar de ter negado a hipótese, a primeira-dama e secretária estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria (PSD), se apresenta como possibilidade.
Na oposição a Robinson, também não há definição de candidaturas. Quatro nomes, no entanto, se destacam no atual cenário: a senadora Fátima Bezerra (PT), o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), o desembargador Cláudio Santos (sem partido) e a vereadora de Grossos Clorisa Linhares (PSDC).
Destes, o nome mais consolidado até o momento é o de Fátima. Isso porque uma eventual candidatura da petista é considerada daquelas “sem riscos”. Com mandato de senadora até 2022, Fátima pode se candidatar ao Governo do Estado sem precisar renunciar ao cargo. Além disso, o PT já definiu internamente que terá candidatura própria no ano que vem, e Fátima desponta como o principal nome da legenda.
Pesa contra a petista, entretanto, o desgaste da sigla e a dúvida em torno da candidatura de Luís Inácio Lula da Silva à Presidência. Isso porque o palanque de Fátima no RN tende a perder força caso Lula não seja efetivamente candidato.
Outro nome competitivo, Carlos Eduardo surge como a principal liderança da oposição e tem a seu favor o apoio do PMDB, partido que detém o maior número de prefeituras no estado.
O prefeito da capital, contudo, que está pela quarta vez à frente deste posto, vem experimentando desgaste ímpar em sua trajetória política. Colaboraram para esse quadro o propagado déficit nas contas públicas – que provoca frequentes atrasos no pagamento do funcionalismo – e deficiências em diversas áreas da gestão, como mobilidade e saúde pública.
O desembargador Cláudio Santos, secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social no governo Wilma de Faria, é outra possibilidade ventilada no meio político local. O magistrado tem destinado fortes críticas ao governo Robinson e adota discurso combativo contra a criminalidade. Tendo em vista a crise na segurança, seu discurso pode agradar.
Cláudio busca um partido para se acomodar e não descarta outras possibilidades, como ser, por exemplo, candidato a senador. No momento, a legenda que parece ser seu destino mais provável é o PSDB, partido que vem crescendo no estado (já detém a maior bancada da Assembleia Legislativa, com cinco deputados). A falta de definição sobre seu destino partidário pode ser o fator complicador de sua participação no pleito.
Quem também deve ser candidata na eleição para o Governo do Estado é a vereadora no município de Grossos Clorisa Linhares. Filiada ao PSDC, partido presidido a nível estadual pelo ex-vereador natalense Joanílson de Paula Rêgo (pré-candidato a senador), Clorisa tem se dedicado aos pleitos da indústria salineira potiguar. Tímida até o momento, sua candidatura pode ganhar musculatura, entretanto, se compuser uma coalizão de partidos. Existe a perspectiva de que se construa uma coligação de “partidos pequenos” em prol de um projeto único para 2018. Tal união, que pode incluir partidos como o PEN e o PV, pode fortalecer o projeto.
Na disputa para o Governo, é provável ainda que haja uma candidatura do PSOL. Neste caso, não há definição quanto ao nome que o partido apresentará. Nas duas últimas eleições, a sigla teve ganho em seu potencial eleitoral, quando apresentou os nomes de Sandro Pimentel (2010) e Robério Paulino (2014). O último tem leve favoritismo para a disputa por também já ter sido candidato a prefeito de Natal em outras duas oportunidades, com votações crescentes.
Blog A FONTE/ Portal Agora RN

www.blogclaudiooliveira.com

Aqui você fica bem informado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

FAÇA UMA PESQUISA NO BLOGUE