[Notícias][6]

O Natal em que os bandidos foram às compras Paralisação anunciada da Polícia Militar do Estado, com salários atrasados, acabou precipitando uma reação em série dos bandidos que aterrorizaram a população

José Aldenir/ Agora Imagens
Nos dias que antecederam o Natal assaltantes praticaram arrastõesRedação

Como neste final de ano, não há lembrança de acontecimentos parecidos nem no ano passado e nem no anterior. A verdade é que Natal e região metropolitana, com seus mais de 1,4 milhão de habitantes, nunca viveram uma semana tão tensa como a dos dias que antecederam ao Natal.

A paralisação anunciada da Polícia Militar do Estado, com salários atrasados, acabou precipitando uma reação em série dos bandidos que aterrorizaram a população. Mas, desta vez, não se viram ônibus incendiados – as maiores vítimas foram as pessoas nas ruas e os comerciantes.

Nos dias que antecederam o Natal, assaltantes praticaram arrastões, devastaram lojas em vários pontos da cidade e trocaram tiros com seguranças de alguns estabelecimentos. Segundo lojistas ouvidos pelo jornal Agora RN, muitas dessas ações foram pura represália pelo fato de existirem vigias armados nos locais.

O começo

Logo no primeiro dia de greve PM, na terça-feira, 19, um arrastão foi registrado no Supermercado Nordestão, no bairro do Alecrim, dos mais movimentados da cidade. Este caso marcou o início do Natal em que os bandidos mandaram na capital do RN.

Foram levados diversos aparelhos celulares que estavam à venda, além do dinheiro que abastecia os caixas. A vidraça do setor de telefonia da loja apareceu completamente deteriorada, sem os aparelhos que estavam colocados à venda pela loja. Tudo documentado pelos smatphones, cujas imagens capturadas não demoraram à correr nas redes sociais.

No mesmo dia, à noite, adolescentes com facas artesanais e barras de ferro fizeram dois educadores reféns no Ceduc Pitimbu, localizado na região metropolitana. Eles queimaram colchões fizeram baderna dentro da unidade. Controlados pela Polícia, todos foram parar na Delegacia de Plantão.

Arrastões
Já na quarta-feira, 20, os sinais de tensão começaram logo de madrugada. Um terminal eletrônico da Caixa Econômica, na Av. Deodoro da Fonseca, foi encontrado com um explosivo instalado. O esquadrão antibombas do Bope, no entanto, conseguiu recolher o material sem detoná-lo e ninguém ficou ferido. A sorte, porém, não foi a mesma com a agência do Banco do Brasil no Alecrim. Nela, criminosos destruíram as vidraças.

Horas depois, à tarde, dois arrastões foram registrados na zona Leste de Natal. O primeiro ocorreu no bairro do Alecrim, onde criminosos levaram diversos pertences pessoais de populares e de vendedores do comércio informal.

O segundo aconteceu na Cidade Alta, na rua Princesa Isabel, onde uma ação parecida aconteceu. Com medo, as lojas fecharam suas portas por volta das 15h e o deserto tomou conta das ruas natalenses.

Ainda na quarta, um caso cômico aconteceu na zona Norte da capital. Durante assalto a um posto de pagamento na Central do Cidadão, um criminoso chegou a pé, sozinho, e sequer precisou sacar a arma. Ele deixou, na boca do caixa, um bilhete anunciando o assalto, ordenou que o funcionário lhe passasse o dinheiro e fugiu com destino ignorado. No bilhete enviado aos funcionários, o bandido escreveu:

“Por favor fique calmo, só passa o dinheiro. Caso reaja, você pode levar um tiro, não duvide e Feliz Natal”.

Arrombamentos

Na madrugada da última sexta-feira, 22, pelo menos cinco lojas foram arrombadas em várias regiões da cidade. Na zona Leste, no CAB Norte, em Petrópolis, os alvos foram as lojas da Boticário e da Lacoste. Elas tiveram suas vidraças quebradas com tiros, mas devido a ação dos seguranças, nenhum saque foi feito pelos criminisos.

Além destas, outras três também foram arrombadas na mesma madrugada: a Americanas Express, localizada na Av. Afonso Pena, na zona Leste; a Ecológica, no Centro da Cidade e uma loja da Schalk, no Centro de Parnamirim.

Em vídeo que circulou pelas redes sociais, os bandidos aparecem batendo com a traseira de uma caminhonete no portão de uma das lojas, forçando o arrombamento e realizando, em seguida, o saque dos produtos. Ninguém foi preso. E os bandidos, finalmente, tiveram um feliz Natal.

Do Agora RN

www.blogclaudiooliveira.com

Aqui você fica bem informado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

FAÇA UMA PESQUISA NO BLOGUE