[Notícias][6]

Xuxa diz no Twitter que apoia Jair Bolsonaro nas eleições?


Jair Bolsonaro e Xuxa (Agência Brasil/AgNews)
Circula nas redes sociais desde o último domingo a imagem de um falso tuíte da apresentadora Xuxa Meneghel, da Record TV, em que ela teria declarado apoio ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) nas eleições presidenciais de outubro.


(Reprodução/Reprodução)
Diante do print screen da tal postagem na rede social, prova supostamente inconteste da preferência da Rainha dos Baixinhos por Bolsonaro, seguidores e detratores do presidenciável passaram a exaltar e a criticar Xuxa. A realidade, no entanto, é que ela jamais escreveu no Twitter que o deputado federal “é aquele que representa esperança no país”.

A notícia falsa começou a circular no último domingo, no site Corrupção Brasileira Memes, que publica piadas sobre a política nacional.


(Reprodução/Reprodução)
No caso de Xuxa, os administradores da página escreveram que a apresentadora “surpreendeu a muitos esta semana” e “chocou globais” ao declarar apoio a Jair Bolsonaro. O anúncio, diz o texto, teria sido feito por meio do canal de Xuxa no YouTube e gerado reação do ator José de Abreu no Twitter, que a teria classificado como “paneleira da burguesia”. Em seguida, também na rede social, a apresentadora teria reafirmado seu apreço por Bolsonaro.Nada disso ocorreu. As publicações mais recentes no canal de Xuxa no YouTube são datadas de 2017, sem qualquer menção ao presidenciável. Não há, na conta oficial da apresentadora no Twitter, qualquer tuíte de apoio a Jair Bolsonaro. No último domingo, dia 11 de fevereiro, quando a tal postagem teria sido feita, Xuxa sequer se manifestou na rede social. José de Abreu também não postou nenhuma crítica à apresentadora por suas preferências políticas.

Além desses elementos, outro indício a demonstrar que se trata de mais um caso de fake news é a completa falta de registros do suposto vídeo e dos supostos tuítes em veículos de imprensa profissionais. Não há sequer uma linha publicada sobre o assunto.

No caso específico do Corrupção Brasileira Memes, não seria necessário ao leitor tanta pesquisa para concluir que esta é uma notícia falsa. Bastaria seguir a velha dica de procurar referências e vasculhar os sites onde se lê informações. Em seu rodapé, o próprio portal alerta que “esta página e o conteúdo nela divulgado possuem caráter meramente fictício. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência”.

A assessoria de imprensa de Xuxa ressalta que a postagem na rede social é falsa, uma montagem. “Esse suposto post é falso. É só entrar na conta do Twitter da Xuxa pra ver que nada disso foi compartilhado. Xuxa nunca declarou apoio a Bolsonaro. Estamos tomando as medidas cabíveis e os responsáveis por isso serão notificados”, diz a assessoria, por meio de nota.

Agora você também pode colaborar com o Me Engana Que eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

Da VEJA

www.blogclaudiooliveira.com

Aqui você fica bem informado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

FAÇA UMA PESQUISA NO BLOGUE