[Notícias][6]

Chapada do Apodi pode eleger mais de um representante para a AL/RN

Com mais de 60 mil eleitores aptos a votarem no pleito desse ano, a microrregião da Chapada do Apodi, na mesorregião Oeste Potiguar, tem a chance histórica de preencher uma lacuna que já dura mais de 3 décadas: eleger um ou mais representantes para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.O cenário não poderia ser mais propício para a concretização desse objetivo, que já vem sendo discutido há anos. Pelo menos 3 (três) nomes da microrregião disputarão com amplas chances de êxito vagas na ALRN. São eles: Dr. Bernardo Amorim pelo AVANTE, Ubiracy Pascoal pelo PR e Soneth Ferreira pelo Solidariedade.

O fato de estes três nomes estarem distribuídos em nominatas diferentes é apenas um detalhe que não impossibilita a eleição de nenhum deles.

Se observado o total de eleitores da soma do número de votantes dos quatro municípios da microrregião – Apodi, Caraúbas, Governador Dix-sept Rosado e Felipe Guerra -, a expansão dos apoios que cada um têm obtido externamente e as prováveis coligações onde os três nomes estarão inseridos para o pleito que se aproxima, podemos consider a possibilidade de termos grandes surpresas após a apuração das urnas, uma vez que tanto o Dr. Bernardo, quanto Ubiracy e Soneth, são nomes fortes inseridos em nominatas que poderão eleger, cada uma, até 3 deputados estaduais.

Com origem em Almino Afonso, assim não sendo precisamente da Chapada do Apodi, mas tendo vínculo muito próximo e forte com essa, com intenso serviço prestado na área da saúde, o médico Dr. Bernardo tem consolidado apoios expressivos em diversas cidades do Oeste Potiguar, de forma que figura como o nome mais viável entre os três.

No exercício do 6º mandato consecutivo de vereador em Felipe Guerra, Ubiracy não conta, até o momento, com o apoio de prefeituras, porém transita melhor em meio ao povão, especialmente através das entidades representativas do setor rural, onde tem consolidado massivo apoio.

Já a vereadora de segundo mandato em Apodi, Soneth Ferreira, é atualmente uma das principais lideranças de oposição naquele município, que é o principal colégio eleitoral da Chapada, bem como é vista como um dos três nomes mais fortes na nominata do Solidariedade na disputa para a ALRN.

Outros nomes

Há outros nomes da microrregião com pré-candidaturas postas, mas são vistos como coadjuvantes. É o caso da mãe do prefeito de Apodi, a ex-prefeita Goreti Pinto, que está pré-candidata pelo MDB. Sem apoios expressivos externos, tem seu projeto político considerado inviável, por quem analisa a conjuntura.

Há também, como de costume, nomes de outras regiões com apoios nos municípios da Chapada. Algo que sempre prejudicou o sonho da microrregião de voltar a ter legítimos representantes na ALRN. Esses nomes estão em baixa devido a empolgação do eleitorado com as pré-candidaturas acima citadas.Fotos: Reprodução

Erinaldo Silva / Da Redação
RedeNews360

www.blogclaudiooliveira.com

O seu portal de notícias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

FAÇA UMA PESQUISA NO BLOGUE