[Notícias][6]

ENEM: Cinco maneiras de se preparar para a prova



Faltando pouco tempo para o primeiro dia de aplicação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), é essencial que os estudantes sigam uma rotina equilibrada de estudos. Para ajudar nessa questão, o diretor de ensino do SAS Plataforma de Educação, Ademar Celedônio, elencou cinco dicas que podem tornar o período que antecede a prova mais produtivo para os vestibulandos.1 – Trace um plano de estudos estratégico

O ENEM é uma prova que apresenta muita coerência ao longo dos últimos anos no que diz respeito à distribuição de questões. Portanto, é interessante construir um plano de estudos retroativo com foco nos assuntos mais cobrados nas últimas provas. “O Raio-X do SAS, por exemplo, traz uma base de dados que elenca os temas mais cobrados em cada disciplina ao longo dos últimos nove anos. Materiais desse tipo são fundamentais”, explica.

2 – Resolva questões de provas anteriores

A partir do cronograma definido, uma excelente forma prática de potencializar os estudos é apostar na resolução de questões de provas anteriores, principalmente dos últimos três anos. O ENEM trabalha assuntos próximos do cotidiano dos alunos, ou seja, provas mais recentes podem provocar reflexão sobre problemas mais atuais.

3 – Leia jornais e revistas

Temas de atualidades aparecem frequentemente em questões do ENEM e não apenas na área de Ciências Humanas. Por isso, é essencial que os alunos tenham hábito de ler matérias e reportagens jornalísticas diariamente. “Além de adquirir repertório, é possível explorar estruturas textuais, trabalhar vocabulário e acostumar com a leitura de textos longos, marca registrada do ENEM”, pontua Celedônio.

4 – Consuma conteúdos educativos

Uma ótima alternativa ao modelo tradicional de estudos é procurar filmes, séries e livros que apresentam contexto histórico e cultural dentro de suas narrativas. “Com diversos serviços de streaming à disposição, é cada vez mais fácil ter acesso a conteúdos que provoquem reflexões e relações com o cotidiano dos alunos”, comenta.

5 – Mantenha uma rotina equilibrada

É essencial manter o equilíbrio entre estudos e rotina pessoal. De acordo com o diretor, buscar uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, ter momentos de lazer e de descanso devem ser preocupações fundamentais de um vestibulando, uma vez que momentos ininterruptos de estudo podem gerar altas cargas de stress e bloqueio na assimilação do conteúdo. *Portal no Ar

www.blogclaudiooliveira.com

Aqui você fica bem informado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

FAÇA UMA PESQUISA NO BLOGUE