[Notícias][6]

Ações brasileiras sobem 8% no exterior com aposta em Bolsonaro

Exterior: o mercado avalia como grandes as chances de vitória do candidato pró-reformas, (Getty Images/Getty Images)
As ações brasileiras estão em alta no exterior, repercutindo o resultado do primeiro turno da eleição presidencial brasileira e a renovação do Congresso. O fundo com cotas negociadas em bolsa (Exchance Traded Fund, ou ETF) EWZ, que reproduz o índice MSCI Brasil, sobe 8% hoje de manhã, indicando uma forte alta do mercado de ações brasileiro, que abre às 10 horas. O dólar comercial abriu em baixa de 3%, vendido a R$ 3,74. Na pré-abertura em Nova York, o recibo de ações (ADR) da Petrobras está em alta de 15%. Apesar do feriado do Dia do Descobrimento da América, homenagem a Cristóvão Colombo, a Bolsa de Nova York funciona hoje.

O mercado avalia como grandes as chances de vitória do candidato pró-reformas, Jair Bolsonaro, do PSL, no segundo turno, já que ele teve 46,03% dos votos válidos. Fernando Haddad, do PT, que tem se oposto às reformas e ao ajuste fiscal, teve 29,28% dos votos válidos.
Só 3 partidos conservadores já dariam os 4 pontos que faltam ao capitão, vê LCA
Bolsonaro é favorito na disputa de segundo turno, porque lhe bastam apenas 4 pontos para chegar à maioria absoluta dos votos – e é bom destacar que a soma dos votos de Amoedo (2,5%), Meirelles (1,2%) e Álvaro Dias (0,8%), candidatos de centro e portanto mais propensos a apoiar o capitão reformado, seria suficiente para isso, avalia a LCA Consultores. E há ainda os 4,76% do PSDB de Geraldo Alckmin, eterno opositor do PT.
A LCA lembra que Bolsonaro ganhou em todas as regiões, exceto o Nordeste. Ele também venceu nos três maiores colégios eleitorais, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com mais de 50% dos votos válidos nos dois primeiros. Ademais, a maioria dos candidatos a governador que restaram no segundo turno, em especial Romeu Zema, do Novo, em Minas Gerais, e Wilson Witzel, serão aliados importantes para Bolsonaro na fase final da eleição. Em São Paulo, João Doria, do PSDB, também declarou apoio ao capitão.
Renovação do Congresso também ajuda
Os investidores estão animados também com a renovação do Senado e da Câmara, afirma Pablo Stipanicic Spyer, diretor da corretora Mirae Asset. A expectativa é que essa renovação garanta maior apoio ao futuro presidente no Congresso e facilite a aprovação da reforma da Previdência e a continuidade do ajuste fiscal e das privatizações. “A renovação, independentemente da sigla partidária, dá esperança ao povo”, afirma Spyer.
XP vê a bolsa como mais beneficiada pelo cenário Bolsonaro
Também a XP Investimentos destaca que seu time político avalia que o desempenho de Bolsonaro no primeiro turno o mantém como favorito na disputa, seja pela votação recebida – muito próxima dos 50% – seja pelo quadro das disputas nos Estados ou ainda pela equiparação de armas na campanha de segundo turno. A corretora também destaca destaca a surpresa na distribuição das cadeiras da Câmara, na qual a centro-direita chegou em perto de 380 (50 do PSL de Bolsonaro) e a esquerda a pouco mais de 130 deputados, o que joga a favor da governabilidade de Bolsonaro caso seja eleito, assim como na potencial aprovação das reformas.
Para a XP, no cenário Bolsonaro, a bolsa é um dos ativos mais atrativos no Brasil, seguido pelos juros de longo prazo, que tendem a cair e, por último, o dólar, que também deve baixar. As razões para o favoritismo da bolsa são explicados pelo desconto que a bolsa negocia em relação ao seu histórico, pela potencial revisão positiva de lucro para os próximos anos ou pela alocação baixa a bolsa no Brasil vis a vis o histórico.
As ações para Bolsonaro
Os papéis que se beneficiariam da vitória do candidato do PSL, segundo a XP, seriam: (1) Cemig, (2) Bancos – Banco do Brasil em foco, e também Bradesco; (3) Petrobras; (4) Aéreas – Gol mais alavancada; (5) Consumo – Localiza, B2W e Lojas Americanas; (6) Aço – com foco em Usiminas.
Exame

www.blogclaudiooliveira.com

O seu portal de notícias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

FAÇA UMA PESQUISA NO BLOGUE