dois meses; Sinapro/RN destaca trabalho feito por agência local
Toda campanha de publicidade exige da agência três requisitos básicos: criatividade, assertividade e responsabilidade com o cliente. Entretanto, esse tripé é ainda mais fundamental quando se trata de comunicação pública, governamental. Foi baseado nisso que a Dois.a Publicidade criou a campanha da Nota Potiguar, programa do Governo do Estado para incentivar os cidadãos a exigir os documentos fiscais eletrônicos na hora das compras, com a inclusão do número do CPF. Os valores das notas acumulam pontos que são trocados por benefícios, além de reverter valores para Organizações da Sociedade Civil nas áreas de assistência social, saúde e esporte amador.

Desde que foi lançado, em junho deste ano, o programa já conseguiu cadastrar 99.384 mil usuários, com 4.722.194 milhões de documentos fiscais. Mais de 37 mil estabelecimentos comerciais aderiram ao projeto. Os números atestam o sucesso da estratégia de comunicação utilizada na campanha. “O conceito que direcionou a comunicação de toda a campanha publicitária foi ‘Premiação para quem é cidadão’. O mote valoriza a ação de solicitar o CPF na nota fiscal, ação direcionada nos títulos das peças, ao denominar os solicitantes de cidadão, tornando-os partícipes do desenvolvimento do estado, objetivo macro da campanha”, explicou a diretora de atendimento da Dois.a Publicidade, Lana Mendes.

A estratégia foi definida em quatro vertentes de abordagens: Benefícios para o cidadão e sociedade, premiações, troca de ingressos e benefícios – como descontos do IPVA – e educação fiscal. “Percebemos que, para alguns indivíduos, ajudar o próximo seria a principal motivação para pedir o CPF na nota. Para outros, entretanto, receber benefícios próprios seria mais estimulante e, de acordo com este estudo de perfis de públicos, definimos a estratégia de comunicação”, completou Lana Mendes.

Fotos: Divulgação

O presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Norte, Sinapro/RN, João Daniel Vale, destacou a importância de um trabalho como esse para o mercado local. “Para o Sinapro é sempre gratificante ver suas agências filiadas colocando materiais de qualidade no ar e gerando resultados práticos. Prova da competência, profissionalismo e constante atualização das nossas agências ao contexto da comunicação de hoje”. A Dois.a Publicidade está filiada ao sindicato há 24 anos.

CAMPANHA SOCIAL

O funcionamento integrado entre as mídias foi um dos grandes diferenciais do trabalho desenvolvido. Na avaliação da agência, isso foi imprescindível para que a campanha atingisse os mais diversos públicos de maneira efetiva. “Toda campanha publicitária tem a obrigatoriedade de se fazer assertiva, otimizando os valores investidos, o trabalho empregado e transmitindo a mensagem de maneira eficiente e persuasiva. Em uma campanha governamental, essa equação exige uma atenção ainda mais especial. Nela são acrescidos outros elementos, como a responsabilidade de gerir uma verba pública, de conversar com toda a população de um estado e construir a mensagem oficial de uma instituição tão importante quanto o governo estadual”, finalizou a publicitária Lana Mendes.

Do BG

0 Comentários