O Jovem líder comunitário e estudante de medicina veterinária, Lucas Fernandes,lançou ontem(08) a Campanha Natal sem Fome 2019. A meta deste ano é arrecadar 2 toneladas de alimentos não perecíveis, para serem distribuídas em Mossoró às famílias necessitadas às vésperas da festa cristã. O lançamento ocorreu na loja Paladar Kits, no Alto de São Manoel, onde amigos e apoiadores levaram alimentos que serão doados para a população.
O Coordenador da Ação da Cidadania, Lucas Fernandes, explica que em 2014 o Brasil saiu do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas, quando o número de brasileiros abaixo da linha da miséria ficou menor do que 5 milhões. Porém, com a crise o número de necessitados voltou a crescer e chegou a 15 milhões em 2017, quando o nosso grupo decidiu fazer a campanha para arrecadar alimentos, depois de 4 anos focando outras iniciativas.
Segundo a Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgada em dezembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017 o Brasil tinha 15,2 milhões de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza, ou seja, com renda inferior a US$ 1,90 por dia, ou R$ 140 por mês, indicador proposto pelo Banco Mundial. O número representava 7,4% da população. Em 2016 eram 6,6% abaixo dessa linha, com 13,5 milhões de pessoas.

A campanha Natal sem Fome tem apoio da imprensa, artistas e amigos mossoroenses, Lucas, destaca que a população tem respondido ao chamado da solidariedade.

“A mobilização no ano anterior foi muito boa. Em 2018 a gente decidiu muito em cima da hora, começamos a mobilizar no início de Dezembro e chegamos a 1 tonelada de alimentos. Foi muito positivo, conseguimos alimentar 50 famílias em Mossoró. Este ano queremos passar de 100 famílias atendidas”.

O jovem Lucas, explica que a campanha não tem a capacidade de acabar com a fome, pois para isso são necessárias políticas públicas estruturadas pelos governos. Porém, segundo ele, o objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade para o grave problema.

“É uma coisa importante, estou fazendo a minha parte, com centenas de pessoas em Mossoró inteiro, estamos em todos os bairros da cidade..

As doações para o Natal sem Fome podem ser feitas até o dia 20 de dezembro. Alimentos não perecíveis devem ser entregues em endereços credenciados e doações em dinheiro podem ser feitas pelas contas dos voluntários ( pedir via whats 98709-6223).

A entrega dos alimentos será feita nos dias 22 e 23 de dezembro, pelos voluntários do projeto Natal Sem Fome em Mossoró.

Assessoria de Comunicação

0 Comentários