Após ter contato com uma superfície, como maçanetas, a pessoa lave as mãos com água e sabão, por vinte segundos, frente e verso, entre os dedos e até os punhos.Por quanto tempo o vírus sobrevive, digamos, numa maçaneta, numa torneira, num saco plástico? Se o vírus que infecta uma torneira (ou uma maçaneta…) morre, depois de a lavarmos com sabão?


De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) ainda não há certeza sobre o tempo de permanência do novo coronavírus em ambientes e superfícies, que pode variar de horas a dias, a depender do tipo de superfície, temperatura e umidade no ambiente.

Cientistas da Universidade de Princeton descobriram que no ambiente o novo vírus pode ser detectado por até três horas. Em superfícies, descobriram que ele pode permanecer até quatro horas sobre o cobre, 24 horas sobre papelão e de dois a três dias em plástico e aço inoxidável.

O estudo foi publicado como pré-print – isto é, sem revisão por outros cientistas – no The New England Journal of Medicine. A médica orienta que, após ter contato com uma superfície, como maçanetas, a pessoa lave as mãos com água e sabão, por vinte segundos, frente e verso, entre os dedos e até os punhos. Caso não seja possível, utilize álcool em gel a 70% para higienização. Também evite compartilhar garfo, faca e talheres e utilize papel para fechar torneiras.

Via:SeridóNoAr

0 Comentários